terça-feira, janeiro 29, 2013
Alvarás
Gustavo / 9:50 AM
Tava com vontade de escrever um texto bem longo falando que alvarás na verdade são apenas mais uma forma de reserva de mercado, que, na verdade, atrasa/impossibilita melhorias estruturais e de segurança ao exigir um número X disso e Y daquilo, reprimindo qualquer tentativa de inovação.

Falando que não passa de uma forma de beneficiar aliados políticos, concedendo-lhes alvarás com agilidade, e prejudicar adversários, burocratizando e atrapalhando todo tipo de ação de mercado através da interferência direta e de uma fiscalização muito mais rigorosa (que, além de atrasar/impossibilitar o funcionamento de qualquer estabelecimento, ainda serve pra enaltecer os fiscais, "sempre preocupados com o cumprimento da lei e a segurança do povo" e pra demonizar os inimigos políticos, que "não se preocupam com o bem-estar do seu cliente").

Mas acho que todo mundo sabe disso, já. Não consigo aceitar a idéia de que alguém não saiba disso, pelo menos por instinto. Daí vou terminar este texto por aqui. Meu alvará só permite textos de até três parágrafos, também.