terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Alvarás

Tava com vontade de escrever um texto bem longo falando que alvarás na verdade são apenas mais uma forma de reserva de mercado, que, na verdade, atrasa/impossibilita melhorias estruturais e de segurança ao exigir um número X disso e Y daquilo, reprimindo qualquer tentativa de inovação.

Falando que não passa de uma forma de beneficiar aliados políticos, concedendo-lhes alvarás com agilidade, e prejudicar adversários, burocratizando e atrapalhando todo tipo de ação de mercado através da interferência direta e de uma fiscalização muito mais rigorosa (que, além de atrasar/impossibilitar o funcionamento de qualquer estabelecimento, ainda serve pra enaltecer os fiscais, "sempre preocupados com o cumprimento da lei e a segurança do povo" e pra demonizar os inimigos políticos, que "não se preocupam com o bem-estar do seu cliente").

Mas acho que todo mundo sabe disso, já. Não consigo aceitar a idéia de que alguém não saiba disso, pelo menos por instinto. Daí vou terminar este texto por aqui. Meu alvará só permite textos de até três parágrafos, também.